
Gabriela Brasil
Perfil
Gabriela é psicóloga, psicanalista e pesquisadora. Sua trajetória é atravessada pela pluridisciplinaridade. Dedicada a uma clínica atenta às complexas narrativas do sujeito contemporâneo, ela se especializa na interseccionalidade entre a psicanálise, a filosofia e os estudos de gênero, de sexualidade e de classe.
Comprometida com o tripé analítico, conta com percurso de formação no Instituto Internacional de Psicanálise, análise pessoal e supervisão. Sua trajetória trouxe-a para o berço da psicanálise lacaniana: na França ela é atualmente mestranda em psicanálise na Universidade de Montpellier Paul-Valéry. Gabriela tem como objeto de pesquisa revisitar os fundamentos da psicanálise, incluindo a perspectiva de autoras mulheres. Sua última monografia pesquisou o papel da figura grega Antígona e coloca em pauta a leitura “consagrada” de Jacques Lacan através dessa lente, dialogando com autoras como Luce Irigaray e Judith Butler. Trata-se de construir uma formação atualizada para a clínica contemporânea.
Sua vida acadêmica começa com o direito, onde pesquisou a relação entre o funcionamento da memória e o direito processual penal para apontar o quão frágil pode ser a memória enquanto meio de prova penal. Assim, aliando desde cedo o papel fundamental da psicologia, Gabriela pôde no direito apontar lacunas processuais penais que prejudicam a garantia de direitos de pessoas mais vulneráveis.
Enquanto psicóloga no Brasil, dedicou-se à saúde pública no Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (CAPS AD), forjando uma prática fundamentada na política de redução de danos e implicada com uma psicologia ética, antimanicomial e despatologizante. Para isso, os projetos de extensão em saúde mental e coletiva foram fundamentais em sua formação.
Essa confluência de saberes é matéria-prima que fortalece as reflexões éticas e políticas indissociáveis de sua prática clínica.

Formação
2024 - 2026
Université de Montpellier Paul-Valéry, França
Mestrado em Psicanálise
Primeira monografia: Des différentes lectures sur Antigone en psychanalise
2018 - 2023
Universidade Federal Fluminense (UFF), Brasil
Graduação em Psicologia
Título de sua monografia: Luce Irigaray: Este speculum que não é um
Também apresentou uma de suas pesquisas no Congresso Nacional de História da Psicologia (CLIO-Psyché) na UERJ, sobre uma revisão do olhar em Freud através de Luce Irigaray.
2019 - 2021
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, (PUC-MG), Brasil
Especialização em Ciências Criminais
Título de sua monografia: Reconhecimento de pessoas: formalidade como garantia
2014 - 2018
Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB), Brasil
Graduação em Direito
Título de sua monografia: A memória como lapso: o problema das provas penais que dependem do lembrar.
Foi também conciliadora no Juizado Especial Adjunto Criminal da Comarca de Pinheiral, RJ.