top of page

Sobre o La Parole

Onde a palavra importa

O nome "La Parole" é uma homenagem ao conceito que Jacques Lacan estabelece como o centro da experiência analítica: a palavra.

 

Acreditamos ser através da fala (em um espaço de escuta qualificada) que o sujeito pode tecer sua própria história, elaborar seus questionamentos e encontrar novas formas de lidar com seu mal-estar.

 

Somos um espaço dedicado ao atendimento clínico e aos estudos em psicanálise lacaniana, comprometido em oferecer um ambiente seguro e ético para a sua voz.

Foto das três psicólogas: Amanda, Gabriela e Marie

Sobre nós

O La Parole é um espaço que surge do encontro do singular com o coletivo, onde as trajetórias de três psicanalistas brasileiras morando na França se cruzam pelo interesse comum em manter vivo um processo de formação permanente em psicanálise, atravessado pela experiência migratória.

Clique em nossas fotos para saber mais sobre cada uma de nós:

Um espaço para sua voz

A vivência do "estrangeiro" — em outra cultura, outra língua e em nós mesmos, como outra maneira de existir — incita em nós uma escuta sensível às questões da interculturalidade e do não-familiar que habita dentro de cada um.

 

Essa vivência no exterior nos coloca em contato direto com o que chamamos na psicanálise de Outro. O Outro não é somente outra pessoa, mas representa o campo da linguagem, da cultura e das regras que nos recebem no mundo e nos moldam como sujeitos. É o endereço de nossa fala mais íntima. Ao imigrar, o encontro com outra língua e outra cultura torna essa dimensão muito mais concreta.

 

No entanto, essa experiência não é exclusiva do imigrante. Todos nós, de certa forma, somos estrangeiros para nós mesmos. A jornada analítica é, em si, um movimento de abertura à infamiliaridade. Trata-se de um convite para se escutar de uma nova maneira e se reposicionar frente à própria história.

 

Como disse a psicanalista Mirta Goldstein:

"O sujeito em análise é um imigrante, migra de uma posição subjetiva à outra".

 

Assim, a partir da experiência de formação compartilhada, aliada à análise pessoal e à supervisão, o nosso objetivo é a oferta de atendimentos online orientados pela ética da psicanálise.

 

Nosso compromisso é com uma prática responsável, livre de julgamentos morais e normativos sobre a sua conduta, que respeite e acolha a sua singularidade.

O que é uma clínica psicanalítica?

A psicanálise é uma prática clínica que investiga as causas do sofrimento através da fala e da escuta do paciente

 

A clínica lacaniana, através da transferência que ocorre entre o paciente e o analista, se oferece como um espaço aberto à manifestação do inconsciente. Essa especificidade consiste em uma escuta não prescritiva, que abre portas para o acolhimento da narrativa da própria história, dos incômodos, do mal-estar e de outras formas de sofrimentos que podem atravessar a vida do sujeito, como a ansiedade, a depressão e o trauma. No La Parole, nossa prática clínica se baseia na psicanálise lacaniana, na supervisão e no constante estudo teórico, além da experiência clínica de nossas psicanalistas.

​​

Movimentado pelo desejo de saber sobre seus próprios sintomas e de descobrir por si as raízes que os compõem, o processo de análise visa possibilitar o reposicionamento frente ao sofrimento psíquico. Assim, abre-se a possibilidade de novas formas de ser e existir na relação consigo mesmo e com os outros.

​​

A psicanálise, portanto, atua conforme a singularidade de cada sujeito, na direção de uma verdade emancipatória. Sustenta-se, para isso, em uma prática ética: livre de julgamentos morais e normativos sobre a conduta.

Projetos

Além dos atendimentos, nossa prática é sustentada por um processo contínuo de aprimoramento teórico e clínico. Esses projetos são o alicerce do nosso trabalho, garantindo a articulação entre teoria e prática e a ética que orienta nossa escuta.

Investigação Interdisciplinar
Grupo de Intervisão

Um grupo de estudos aprofundado onde lemos e discutimos os textos originais de Jacques Lacan, em francês. Nele, investigamos e exploramos conceitos centrais da psicanálise que fundamentam nossa clínica, como o inconsciente, o sintoma e o desejo.

Uma pesquisa que busca conectar a psicanálise com outros campos do conhecimento, como a filosofia. Essa prática amplia nossa compreensão teórica e enriquece o trabalho clínico.

Um espaço confidencial e ético para a discussão de casos clínicos entre as profissionais. Esse processo é fundamental para o aprimoramento da nossa escuta e para a orientação dos estudos teóricos na formação do analista.

la parole livro.webp
bottom of page